O que é um gateway Grandstream FXO?

FXO é o termo técnico utilizado para identificar linhas analógicas que o gateway utiliza para se comunicar com o mundo IP.

Então sempre que alguém falar em FXO está se referindo à uma linha analógica, pela razão que deve usar um gateway.

Como configurar o GXW-4104 e GXW-4108?

O melhor gateway é aquele que você sabe configurar, consequentemente.

Aqui vou descrever como configurar os gateways da Grandstream, mais especificamente neste caso os modelos GXW-4104 e GXW-4108.

Requisitos

Gateway Grandstream GXW-4104 ou GXW-4108

3CX PhoneSystem instalado – versão 15 ou 15.5

Linha analógica para testes

Etapas a serem executadas

A configuração destes gateways é a mesma para as versões 15 e 15.5 do 3CX PhoneSystem.

1 – Criar o SIP trunk para o gateway;

2 – Alterar a rede padrão dos gateways para a sua rede;

3 – Configurar as contas do gateway para que se registrem no 3CX PhoneSystem;

4 – Testes de ligação sainte e entrante.

1 – Criar o SIP trunk para os gateway Grandstream

Acesse o console de gerenciamento do 3CX, e no menu a esquerda clique sobre a aba SIP Trunks.

Logo em seguida; a direita da sua tela, será exibido um menu com várias opções. Neste momento vamos utilizar somente a opção “+ Add Gateway“. Clique sobre ela.

Adicionar gateway grandstream

Ao clicar no “+ Add Gateway” será aberto uma opção para escolher qual gateway será configurado.

Abra o menu Select Brand, e selecione a opção “Generic“.

Ao fazer esta opção o campo abaixo “Select model/device” será colocado como único modelo Generic Gateway Device.

No campo “Number of Physical PSTN Ports on device”, para o modelo GXW-4104 deve colocar o valor “4” e para o modelo GXW-4108 o valor será “8”.

No campo Main Trunk N° pode ser colocado o valor do tronco, como por exemplo 10000, 10001 ou até mesmo o número da linha principal que estará ligada ao gateway.

Todo gateway que não for homologado pela 3CX deve ser cadastrado como “Generic“, porém, não muda em nada na prática.

Na configuração de um gateway GXW-4104 os campos devem ficar conforme a imagem abaixo. Após completar as configurações clique em “OK“.

Adicionando gateway grandstream

Agora entramos na configuração final do SIP Trunk. Não serão abordadas questões avançadas de configuração como parâmetros de Inbound, Outbound, Options, Caller ID e DIDs.

Detalhes das configurações do tronco

Trunk Details

1 – Enter name for Trunk: Neste campo deverá ser definido o nome com o qual este gateway será identificado dentre os SIP Trunks no 3CX.

2 – Registrar/Server/Gateway Hostname or IP: É o endereço IP com o qual o gateway será configurado dentro da sua rede. É o endereço para onde o 3CX encaminhará as ligações quando destinadas para a rota do gateway.

3 – Port: É a porta de comunicação com a qual o 3CX e o gateway irão se comunicar.

4 – Number of SIM Calls: Número de chamadas simultâneas que o gateway pode suportar ou lhe é permitido. A lógica seria que quem comandasse isso seria a quantidade de portas físicas, no entanto pode haver algum caso onde, embora com 4 ou 8 portas, a empresa não deseje que seja recebida mais que “X” ligações simultâneas via este equipamento.

5 – Number of Physical PSTN Ports on device: Número de portas físicas que o gateway possui.

Detalhes do tronco para gateway grandstream

Authentication

6 – Type of Authentication: É indicada a forma como será feita a autenticação da comunicações com este gateway, e podem ser feitas de 4 formas:

  • Do Not Require – IP Based: Não será requerida autenticação, será baseada em IP de origem; ou seja, este tronco sempre estará disponível quando marcada com esta opção.
  • Incoming – Inbound Only: A autenticação só será requerida em ligações de entrada, quando forem executadas no sentido gateway para o 3CX.
  • Outbound – Outbound Only: A autenticação só será requerida em ligações de saída, quando forem executadas no sentido 3CX para o gateway.
  • Register/Account Based: A autenticação se dará em qualquer um dos sentidos e será baseado na conta a qual o gateway será criado.

7 – Authentication ID (aka SIP user ID): É o identificador com o qual será autenticado o gateway. Deve ser anotado o valor deste campo pois será utilizado na autenticação das contas no gateway.

8 – Authentication Password: É a senha com a qual a autenticação será completada a autenticação do gateway. Ao final da linha da senha há um símbolo que revelará a senha para que seja anotada para uso posterior. 

9 – 3 Way Authentication: É uma terceira forma de autenticação, pouco utilizada em gateways, pela razão que é utilizado em autenticação de operadoras IP.

Autenticação para gateway grandstream

Routing of calls to Main Number

10 – Main Trunk N°: Este campo foi definido lá na criação do tronco nos primeiros passos, pode ser alterado neste momento.

11 – Destination for calls during office hours: Aqui se define o destino das ligações recebidas durante o horário de expediente:

  • Extension: Caso as ligações recebidas sejam encaminhadas para uma extensão específica, uma fila de atendimento ou um ring group.
  • Voicemail box for Extension: Caso as ligações recebidas sejam encaminhadas para o voicemail de uma extensão específica.
  • Forward to Outside Number: Quando esta opção for selecionada, no campo “12” deverá ser informado o número externo para o qual a ligação deverá ser encaminhada.
  • Send FAX to: Quando as ligações recebidas serão encaminhadas diretamente ao FAX Server do 3CX. Automaticamente o campo “12” seleciona a opção do ramal virtual do fax que é por padrão 8888 (quando em um pabx com 4 dígitos, caso seja 3 dígitos será 888).

12 – Campo destino: Esse campo é onde será selecionado os ramais, filas de atendimento, ring groups, números externos e até mesmo os ramais com e-mail que poderão receber o fax.

13 – Destination for calls outside office hours: Aqui se define o destino das ligações recebidas fora do horário de expediente da empresa e que são compostos de dois campos, sendo que o segundo se altera conforme a primeira opção é marcada e são as mesmas opções do campo “11”.

14 – Idem ao campo “12” só que para ligações recebidas conforme marcado no campo “13” (fora do horário de expediente da empresa).

Configurações especiais do tronco

15 – Set up Specific Office Hours for this trunk: configuração dos horários de atendimento do tronco. 

16 – Play holiday prompt when it’s a global holiday: se marcado, quando houver feriados o prompt dos mesmos será tocado e não o atendimento.

Rotas de entrada para gateway grandstream

Após executar essas configurações.

Vá ao topo da tela do 3CX e clique em “OK”, assim encerramos a configurações necessária no 3CX.

Este artigo por ser muito extenso será divido em várias parte para que possamos explicar bem, assim conseguimos focar melhor.

Para compra de gateway Grandstream pode ser feito pela Loja Mundi ou pela WDC Networks.

Leia mais na parte 2