Na versão 18 foi adicionado a o Registro de Auditoria. Amém, até que um dia!
Afinal a auditoria foi necessária após vários pedidos de muitos administradores que precisavam compartilhar os poderes administrativos, mas ao mesmo tempo era necessário saber quem realizava determinadas alterações.
Ele já vem ativado por padrão, o que afinal você pode fazer é definir o período em que os registros serão removidos. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.
Conhecendo o Registro de Auditoria – 3CX V18
Assim, acesse o painel de administração do seu 3CX PhoneSystem. Portanto, aa área denominada Status do PABX, você encontrará uma área denominada “Registro de Auditoria”. Ela já vem indicada como Ativado.
Primeiramente, para ter acesso aos registro de auditoria, clique sobre o texto “Registro de Auditoria”. Não clique sobre o botão verde onde está escrito Ativado.
Ao clicar no texto, você irá acessar os registro de log. Contudo, se você clicar no botão verde, ele irá exibir a opção de desativar o log de auditoria como mostra a imagem abaixo.
Eu optei por desligar o log de auditoria, o botão verde se tornou preto e com a descrição “Desativado”.
Pois, uma vez desativado o log de auditoria, não é possível acessar os dados de logs contidos no registro. Para fazer isso deverá ativar o log.
Como? Da mesma forma que desativei, ou seja, clicando sobre o botão com o texto “Desativado” e confirmando a ativação do log de auditoria.
Posteriormente, após confirmar a ativação do log de auditoria, todos os registros estão acessíveis novamente. Inclusive com ativação e desativação dos logs de auditoria.
E quais os dados que ficam registrados?
Primordialmente, ficam registradas a data e hora da alteração, quem executou na coluna “Executado por”, o Endereço IP de onde executou a ação, qual foi a seção que foi alterada (registro de Auditoria, Atualização, Regras de Entrada e de Saída, Login de Usuário no painel, etc..), o item que foi alterado, o tipo de mudança (Atualizar, Criar, Excluir, Envio de e-mail de boas vindas, etc..), e ainda se houver detalhes, basta clicar em Ver Detalhes e visualizar os mesmos.
Opções na Auditoria
Dentro dos logs de auditoria ainda você tem as opções de Filtro, Configurações e Exportar.
Filtro
Podem ser feitos filtros por Seção, Tipo de Mudança, Item Alterado, Executado por e ainda acrescentar a pesquisa por data, definindo data de início e fim da pesquisa a ser realizada.
- Seção: Neste item existem 72 seções a serem definidas. Dentre elas, além das mais normais como Histórico de Chamadas e Mensagens, você pode definir uma pesquisa direcionada a seção Parameters que são os itens de configuração avançada do 3CX.
- Tipo de Mudança: Os tipos de mudança podem ser pesquisado especificamente dentre 19 tipos, dentre eles Push, Restart e Update, portanto, é possível ser bem específico na sua busca.
- Item Alterado e Executador por: Estes são itens que trazem campos de texto, certamente, aqui você terá de especificar a alteração desejada ou o login que deseja pesquisar. Lembrando que, quando ramais possuem liberdade de alterar itens de configuração do PABX, você deve especificar o ramal, não o nome de quem é o dono do ramal.
- Pesquisa por Data: Ela deve ser marcada na caixa de seleção para que possa abrir o calendário para sua marcação. Existem ainda pré-definidos os prazos Hoje, Ontem, Últimos 7 dias, Últimos 30 dias, Este Mês e Último Mês.
Após definir os itens de sua busca, basta clicar em Pesquisar e vasculhar seus itens do relatório.
Configurações dos Registros de Auditoria
Em configurações você poderá definir qual o período que os registros de auditoria serão armazenados. Neste campo você irá definir os itens que serão removidos obrigatoriamente, sendo mais antigos que, e definir o período entre 1, 3, 6 e 12 meses. Certamente, se você definir que os logs serão excluídos automaticamente mais antigos que 3 meses, após completar 90 dias dos registros no banco, eles serão excluídos.
ATENÇÃO: Se você desmarcar a caixa de seleção de “Habilitar Registro de Auditoria”, será o mesmo efeito que desligar os logs de auditoria. Desmarque ela, clique em OK, e volte ao console de gerenciamento, você irá notar que o item “Registro de Auditoria” está como DESATIVADO. Para reativar basta executar o procedimento acima, nos primeiros parágrafos deste artigo.
Dicas para Registro de Auditoria
Mantenha os logs por, pelo menos, 3 meses.
Exportar: Este botão irá fazer a exportação dos logs de auditoria. Todavia, se você somente acessar os registros e optar por Exportar, ele emitirá todos os registros. Dependendo do uso do seu PABX, será um arquivo bem volumoso. Se você executar filtros de busca, ele irá exportar somente os filtros que foram buscados. E a exportação é feito em arquivos Excel separados por vírgula.
Você também pode acessar o Registro de Auditoria através da barra de tarefas do Console de Administração, logo abaixo dos painéis.
Agora só auditar e acompanhar o desempenho do seu PABX. Inegavelmente foi um grande ganho para os administradores.
Posteriormente iremos mostrar como conceder direitos aos ramais e que direitos podem ser exercidos, auxiliando na administração do PABX.
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