ATENÇÃO!!! Caso você possua link da VIVO ou da NET, ou outra operadora de grande porta, e ao efetuar uma ligação com sua linha VoIP e observar que o ocorre um erro e ao verificar no console de gerenciamento e o erro for “400 Bad Request”, muito provavelmente sua operadora esteja bloqueando a porta 5060. Para contornar isso com a Directcall, a mesma disponibiliza as portas alternativas 1720, 1571 e 1313 para sinalização SIP.


A Directcall é a primeira operadora SIP, 100% brasileira a ser homologada pela 3CX.

Esta é uma vitória da operadora e de toda uma comunidade em torno do 3CX, pois a partir de agora temos um representante oficial dentre as inúmeras operadoras presentes no sistema.

A Directcall foi fundada em 1994. Com sede no Paraná, desde então vem galgando seu espaço no mercado de telefonia IP do Brasil. A Directcall é uma operadora SIP com licença ANATEL para STFC e SCM, podendo assim fornecer números fixos entrantes, números 0800 e número único nacional, os famosos 4000.

Dentre os inúmeros serviços da Directcall, destacam-se os serviços de números telefônicos SIP, que pode ser utilizados para atendimento de clientes em diversas regiões sem a necessidade de ter ponto de presença naquela região.

Criando um tronco da operadora SIP Directcall – 3CX V.15.5

Após acessar o seu 3CX PhoneSystem, clique sobre o menu “SIP Trunk” no menu a esquerda.

SIP trunk

 

 

 

E logo depois clique no ícone “+ Add SIP Trunk“.Add SIP Trunk

Na tela que irá se abrir, no menu Select Country basta selecionar “BR“.

SIP Trunk inicial

Após essa seleção, automaticamente a operadora Directcall é selecionada, uma vez que é a única; até o momento, homologada no Brasil.

No campo Main Trunk N°, você deve informar o número que você recebeu da operadora.

Logo depois clique em “OK” nessa tela. A tela abaixo se abrirá para completar o cadastro.

Entendendo os campos necessário para o tronco Directcall

Primeira parte dos dados

Enter Name for Trunk – Esse nome já vem pré-definido como Directcall ao fazer a seleção do tronco na primeira tela. Você pode alterá-lo a qualquer tempo sem prejuízo algum no seu sistema. As regras de outbound que estiverem direcionados à este tronco serão direcionados automaticamente para o novo nome do tronco.

Registrar/Server/Gateway Hostname or IP – Aqui é onde você indica o servidor que fará a autenticação do seu usuário e senha. A Directcall indica como endereço neste caso o IP 189.84.133.135 e a porta 5060*.

ATENÇÃO!!! Caso você possua link da VIVO ou da NET, ou outra operadora de grande porta, e ao efetuar uma ligação com sua linha VoIP e observar que o ocorre um erro e ao verificar no console de gerenciamento e o erro for “400 Bad Request”, muito provavelmente sua operadora esteja bloqueando a porta 5060. Para contornar isso com a Directcall, a mesma disponibiliza as portas alternativas 1720, 1571 e 1313 para sinalização SIP.

Outbound Proxy – Pode repetir o mesmo IP informado no campo anterior. A porta deve ser a mesma.

  • A porta foi marcada com um asterisco (*) pois aqui ocorre uma característica; em alguns acessos de internet, em algumas operadoras, a porta 5060 é bloqueada. Caso você informe os dados corretamente da sua conta com a Directcall e mesmo assim não há autenticação, entre em contato com a operadora via número de suporte 4062 1860, (41) 4062 1860 ou 0800 724 0804. e informe este problema, lhe será informado uma nova porta para sua conexão para driblar o bloqueio da operadora.

Number of SIM Calls – Aqui você indica o número de ligações simultâneas suportadas por este tronco.

Entendendo os campos Authentication

Authentication

Na área de Authentication temos os seguintes campos.

Type of Authentication – É indicada a forma como será feita a autenticação da comunicações com a operadora, e podem ser feitas de 4 formas:

  • Do Not Require – IP Based: Não será requerida autenticação, será baseada em IP de origem; ou seja, este tronco sempre estará disponível quando marcada com esta opção.
  • Incoming – Inbound Only: A autenticação só será requerida em ligações de entrada, quando forem executadas no sentido da operadora para o 3CX.
  • Outbound – Outbound Only: A autenticação só será requerida em ligações de saída, quando forem executadas no sentido do 3CX para a operadora, ou seja, aos demais assinantes de telefonia no mundo.
  • Register/Account Based: A autenticação se dará em qualquer um dos sentidos e só será permitido se o usuário e senha fornecido pela operadora for autenticado pelo server SIP.

Authentication ID (aka SIP user ID): É o identificador com o qual será autenticado o 3CX na operadora. Esse valor é atribuído pela operadora.

Authentication Password: É a senha com a qual a autenticação será completada na operadora.

3 Way Authentication: É uma terceira forma de autenticação, pouco utilizada em troncos, mas em algumas operadoras IP é possível validar a autenticação por Caller ID junto com Authentication ID e Authentication Password; ou seja, é uma terceira forma de autenticação.

Roteando as ligações de entrada

Rotas de entrada

Estes campos são destinados para direcionar as ligações ao serem recebidas no número destinado pela operadora.

Main Trunk N°: Este campo foi definido lá na criação do tronco nos primeiros passos, ele deve ser conferido junto a operadora.

Destination for calls during office hours: Aqui se define o destino das ligações recebidas durante o horário de expediente da empresa, e que são compostos de dois campos, sendo que o segundo se altera conforme a primeira opção é marcada. Os quais podem ser:

  • End Call – se esta opção estiver marcada, as ligações serão encerradas.
  • Extension: Caso as ligações recebidas sejam encaminhadas para uma extensão específica, uma fila de atendimento ou um ring group.
  • Voicemail box for Extension: Caso as ligações recebidas sejam encaminhadas para o voicemail de uma extensão específica. Nesta opção não poderão ser selecionadas opções de voicemail, filas de atendimento ou ring group.
  • Forward to Outside Number: Quando esta opção for selecionada, no campo “Destino” deverá ser informado o número externo para o qual a ligação deverá ser encaminhada a chamada.
  • Send FAX to: Quando as ligações recebidas serão encaminhadas diretamente ao FAX Server do 3CX.
  • Campo destino: Esse campo é onde será selecionado os ramais, filas de atendimento, ring groups, números externos e até mesmo os ramais com e-mail que poderão receber o fax.

Destination for calls outside office hours: Aqui se define o destino das ligações recebidas fora do horário de expediente da empresa e que são compostos de dois campos, sendo que o segundo se altera conforme a primeira opção é marcada e são as mesmas opções e definições do campo “Destination for calls during office hours“.

Programação de horário específico para receber chamadas

Set up Specific Office Hours for this trunk – Quando selecionado, será ofertada a possibilidade de especificar horários específicos de atendimento para este tronco. É possível ter horários diferentes para todos os troncos do PABX.

Apply these office hours even if it’s a global holiday – Caso esta opção esteja marcada, os feriados configurados no sistema serão ignorados e o horário configurado acima será executado normalmente.

Play holiday prompt when it’s a global holiday – Se for selecionada esta opção, serão ignoradas as regras de horário de atendimento quando feriados forem configurados no 3CX para atendimento geral do sistema desde que a opção acima não esteja selecionada.

Pronto, vá até o topo da página e clique em OK. Seu tronco com a Directcall está pronto para trabalhar com o 3CX.

Caso a operadora lhe entregue via acesso R2 ou ISDN, veja o artigo sobre configuração do gateway E1 SIP Aligera.

 

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