ATENÇÃO!!! Caso você possua link da VIVO ou da NET, ou outra operadora de grande porta, e ao efetuar uma ligação com sua linha VoIP e observar que o ocorre um erro e ao verificar no console de gerenciamento e o erro for “400 Bad Request”, muito provavelmente sua operadora esteja bloqueando a porta 5060. Para contornar isso com a Directcall, a mesma disponibiliza as portas alternativas 1720, 1571 e 1313 para sinalização SIP.
A Directcall é a primeira operadora SIP, 100% brasileira a ser homologada pela 3CX.
Esta é uma vitória da operadora e de toda uma comunidade em torno do 3CX, pois a partir de agora temos um representante oficial dentre as inúmeras operadoras presentes no sistema.
A Directcall foi fundada em 1994. Com sede no Paraná, desde então vem galgando seu espaço no mercado de telefonia IP do Brasil. A Directcall é uma operadora SIP com licença ANATEL para STFC e SCM, podendo assim fornecer números fixos entrantes, números 0800 e número único nacional, os famosos 4000.
Dentre os inúmeros serviços da Directcall, destacam-se os serviços de números telefônicos SIP, que pode ser utilizados para atendimento de clientes em diversas regiões sem a necessidade de ter ponto de presença naquela região.
Criando um tronco da operadora SIP Directcall – 3CX V.15.5
Após acessar o seu 3CX PhoneSystem, clique sobre o menu “SIP Trunk” no menu a esquerda.
E logo depois clique no ícone “+ Add SIP Trunk“.
Na tela que irá se abrir, no menu Select Country basta selecionar “BR“.
Após essa seleção, automaticamente a operadora Directcall é selecionada, uma vez que é a única; até o momento, homologada no Brasil.
No campo Main Trunk N°, você deve informar o número que você recebeu da operadora.
Logo depois clique em “OK” nessa tela. A tela abaixo se abrirá para completar o cadastro.
Entendendo os campos necessário para o tronco Directcall
Enter Name for Trunk – Esse nome já vem pré-definido como Directcall ao fazer a seleção do tronco na primeira tela. Você pode alterá-lo a qualquer tempo sem prejuízo algum no seu sistema. As regras de outbound que estiverem direcionados à este tronco serão direcionados automaticamente para o novo nome do tronco.
Registrar/Server/Gateway Hostname or IP – Aqui é onde você indica o servidor que fará a autenticação do seu usuário e senha. A Directcall indica como endereço neste caso o IP 189.84.133.135 e a porta 5060*.
ATENÇÃO!!! Caso você possua link da VIVO ou da NET, ou outra operadora de grande porta, e ao efetuar uma ligação com sua linha VoIP e observar que o ocorre um erro e ao verificar no console de gerenciamento e o erro for “400 Bad Request”, muito provavelmente sua operadora esteja bloqueando a porta 5060. Para contornar isso com a Directcall, a mesma disponibiliza as portas alternativas 1720, 1571 e 1313 para sinalização SIP.
Outbound Proxy – Pode repetir o mesmo IP informado no campo anterior. A porta deve ser a mesma.
- A porta foi marcada com um asterisco (*) pois aqui ocorre uma característica; em alguns acessos de internet, em algumas operadoras, a porta 5060 é bloqueada. Caso você informe os dados corretamente da sua conta com a Directcall e mesmo assim não há autenticação, entre em contato com a operadora via número de suporte 4062 1860, (41) 4062 1860 ou 0800 724 0804. e informe este problema, lhe será informado uma nova porta para sua conexão para driblar o bloqueio da operadora.
Number of SIM Calls – Aqui você indica o número de ligações simultâneas suportadas por este tronco.
Entendendo os campos Authentication
Na área de Authentication temos os seguintes campos.
Type of Authentication – É indicada a forma como será feita a autenticação da comunicações com a operadora, e podem ser feitas de 4 formas:
- Do Not Require – IP Based: Não será requerida autenticação, será baseada em IP de origem; ou seja, este tronco sempre estará disponível quando marcada com esta opção.
- Incoming – Inbound Only: A autenticação só será requerida em ligações de entrada, quando forem executadas no sentido da operadora para o 3CX.
- Outbound – Outbound Only: A autenticação só será requerida em ligações de saída, quando forem executadas no sentido do 3CX para a operadora, ou seja, aos demais assinantes de telefonia no mundo.
- Register/Account Based: A autenticação se dará em qualquer um dos sentidos e só será permitido se o usuário e senha fornecido pela operadora for autenticado pelo server SIP.
Authentication ID (aka SIP user ID): É o identificador com o qual será autenticado o 3CX na operadora. Esse valor é atribuído pela operadora.
Authentication Password: É a senha com a qual a autenticação será completada na operadora.
3 Way Authentication: É uma terceira forma de autenticação, pouco utilizada em troncos, mas em algumas operadoras IP é possível validar a autenticação por Caller ID junto com Authentication ID e Authentication Password; ou seja, é uma terceira forma de autenticação.
Roteando as ligações de entrada
Estes campos são destinados para direcionar as ligações ao serem recebidas no número destinado pela operadora.
Main Trunk N°: Este campo foi definido lá na criação do tronco nos primeiros passos, ele deve ser conferido junto a operadora.
Destination for calls during office hours: Aqui se define o destino das ligações recebidas durante o horário de expediente da empresa, e que são compostos de dois campos, sendo que o segundo se altera conforme a primeira opção é marcada. Os quais podem ser:
- End Call – se esta opção estiver marcada, as ligações serão encerradas.
- Extension: Caso as ligações recebidas sejam encaminhadas para uma extensão específica, uma fila de atendimento ou um ring group.
- Voicemail box for Extension: Caso as ligações recebidas sejam encaminhadas para o voicemail de uma extensão específica. Nesta opção não poderão ser selecionadas opções de voicemail, filas de atendimento ou ring group.
- Forward to Outside Number: Quando esta opção for selecionada, no campo “Destino” deverá ser informado o número externo para o qual a ligação deverá ser encaminhada a chamada.
- Send FAX to: Quando as ligações recebidas serão encaminhadas diretamente ao FAX Server do 3CX.
- Campo destino: Esse campo é onde será selecionado os ramais, filas de atendimento, ring groups, números externos e até mesmo os ramais com e-mail que poderão receber o fax.
Destination for calls outside office hours: Aqui se define o destino das ligações recebidas fora do horário de expediente da empresa e que são compostos de dois campos, sendo que o segundo se altera conforme a primeira opção é marcada e são as mesmas opções e definições do campo “Destination for calls during office hours“.
Programação de horário específico para receber chamadas
Set up Specific Office Hours for this trunk – Quando selecionado, será ofertada a possibilidade de especificar horários específicos de atendimento para este tronco. É possível ter horários diferentes para todos os troncos do PABX.
Apply these office hours even if it’s a global holiday – Caso esta opção esteja marcada, os feriados configurados no sistema serão ignorados e o horário configurado acima será executado normalmente.
Play holiday prompt when it’s a global holiday – Se for selecionada esta opção, serão ignoradas as regras de horário de atendimento quando feriados forem configurados no 3CX para atendimento geral do sistema desde que a opção acima não esteja selecionada.
Pronto, vá até o topo da página e clique em OK. Seu tronco com a Directcall está pronto para trabalhar com o 3CX.
Caso a operadora lhe entregue via acesso R2 ou ISDN, veja o artigo sobre configuração do gateway E1 SIP Aligera.