Regras de Outbound dos Gateways no 3cx

Para finalizar precisamos criar uma rota de saída no 3CX para que os gateways possam enviar as ligações corretamente, para tanto, retorne ao dashboard do 3CX e cliquem “Outbound rules”.

 

Ao acessar as Outbound rules, ou Regras de saída, clique em “Add” para adicionar uma nova regra de saída.

 

Entendendo os campos das Outbounds
regras de saída para gateways analógicos

Rule Name – aqui será definido o nome da regra pela qual você irá identificá-la dentre as demais.

Calls to numbers starting with prefix – neste campo deve ser determinado quais números digitados terão acesso a esta regra.

Calls from extension – este campo só deve ser especificado se for determinar uma extensão específica ou um range de extensões.

Call to Numbers with a length of – determina qual a quantidade de dígitos que deverá ter essa discagem.

Calls from extension group(s) – ao clicar em Add você pode selecionar grupos de extensões, e não determinar por extensões.

Caso você não utilize os campos “Calls from extension” e “Calls from extension group(s)” todos os ramais do PABX poderam acessar esta regra.

Logo abaixo vem as rotas desta regra, ou seja, se todas as condições acima forem satisfeitas, as rotas indicaram o destino da ligação, isto é, os gateways ou troncos de destino.

 

 

 

Sequenciamento de rotas de saída

modelo de regra de outbound para gateways analógicos

Route 1 você define a rota primária, as demais serão acionadas caso não seja possível entregar a chamada para a rota de destino. Neste caso foi selecionado o destino GXW-4104 que foi o nome que demos ao SIP trunk ao cria-lo no 3CX na parte 1.

No campo “Strip Digits” indica se você deseja que algum dígito seja removido da discagem enviada, lembrando que isso será contato do início da discagem.

No campo “Prepend” você indicará se deseja acrescentar algo antes do número encaminhado.

Após determinar suas rotas para os gateways, vá ao topo da página e clique em “OK”.

Pronto. Agora você tem um tronco criado no 3CX e um gateway configurado. Conecte suas linhas FXO no gateway e desfrute do 3CX.

Veja os anteriores:

Parte 2Parte 1

Se houver dúvidas nos envie nos comentários que teremos o maior prazer em lhe auxiliar, ou envie um e-mail para [email protected]

No Brasil os gateways Grandstream podem ser comprados através da WDC networks ou da Loja Mundi.